SITUAÇÃO REGULAR
Quem não votou no 1º turno pode e deve votar no dia 30 de outubro
A eleitora ou o eleitor que não votou no primeiro turno das Eleições 2022, no último dia 2 de outubro, pode e deve votar no segundo turno, marcado para o próximo dia 30
Para isso, basta estar em situação regular com a Justiça Eleitoral, ou seja, o título de eleitor não pode estar cancelado nem suspenso.
No primeiro turno, dos mais de 156 milhões de eleitores aptos a votar, cerca de 123 milhões compareceram às urnas, o que equivale a quase 80% do eleitorado apto.
O índice de abstenção ficou em 20,95%, próximo da média registrada em pleitos anteriores.
A Justiça Eleitoral considera cada como uma eleição, por isso, é possível votar no segundo pleito mesmo não tendo comparecido ao primeiro.
As eleitoras e eleitores aptos a votar, retornarão às urnas na segunda rodada das Eleições 2022 para escolher o presidente da República, entre os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Messias Bolsonaro (PL).
Além disso, em 12 estados, haverá disputa para o cargo de governador.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, ressalta a importância do comparecimento às urnas no próximo dia 30.
Segundo ele, para que se possa demonstrar, novamente, a maturidade da democracia brasileira, e para que a Justiça Eleitoral possa completar esse ciclo das Eleições de 2022.
Nenhum comentário:
Postar um comentário