SUS REFORÇA VACINAÇÃO CONTRA A PÓLIO
O SUS volta a aplicar duas doses de reforço da vacina contra a pólio
A partir de agosto, todas as crianças de 4 anos vão receber mais uma dose de reforço da vacina contra a poliomielite

Blog Dois Pontos - Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil
Com isso, o Sistema Único de Saúde - SUS, volta a oferecer o esquema que era feito em 2024, mas agora exclusivamente com uma vacina injetável.
Até aquele ano, todas as crianças recebiam três doses da vacina injetável com o vírus inativado.
E, posteriormente, duas doses de reforço com a vacina oral, de vírus enfraquecido, a famosa gotinha.
No entanto, como em situações muito raras, o vírus atenuado da vacina oral pode sofrer mutações e provocar a doença, o Ministério da Saúde decidiu utilizar exclusivamente a vacina injetável, suprimindo a segunda dose de reforço.


































.webp)













