ESQUEMA VACINAL
Vacina oral da poliomielite será substituída por dose injetável mais segura e eficiente
O Ministério da Saúde vai substituir as duas doses de reforço com Vacina Oral Poliomielite Bivalente (VOPb), conhecida como "gotinha" por uma dose de Vacina Injetável Poliomielite (VIP), de modo que o esquema vacinal contra a doença será exclusivo com VIP
A mudança se dará até o dia 4 de novembro.
A decisão foi baseada em critérios epidemiológicos, evidências científicas sobre a vacina e recomendações internacionais para deixar o esquema vacinal ainda mais seguro.
Países como Estados Unidos e nações europeias já utilizam esquemas vacinais exclusivos com a VIP.
A substituição no Brasil foi amplamente discutida em Reunião da Câmara Técnica Assessora em Imunizações (CTAI) e recebeu o aval do colegiado.
A decisão conta com a participação de representantes de sociedades científicas, com o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (CONASS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), e acompanhamento da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e da Organização Mundial de Saúde (OMS).
O esquema vacinal atual contempla a administração de três doses da VIP aos 2, 4, e 6 meses, e duas doses de reforço da VOPb, a gotinha, aos 15 meses e aos 24 anos de idade.
A partir de 4 de novembro, com a VOPb deixando de ser utilizada, será necessária apenas uma dose de reforço com VIP aos 15 meses de idade, de modo que o esquema vacinal com o referido imunobiológico será:
- 2 meses: 1ª dose
- 4 meses: 2ª dose
- 6 meses: 3ª dose
- 15 meses: dose de reforço
Nenhum comentário:
Postar um comentário