PESQUISAR

27 julho 2022

GUIA PRÁTICO



MULHERES E A POLÍTICA

Publicação orienta mulheres a denunciar violências políticas de gênero

Silenciamento, intimidação, assédio, menos recursos para campanha, ameaças, deslegitimação são algumas formas de violência vivenciadas por mulheres que fazem política 

Para enfrentar esse problema, a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (Raps), lançou nesta terça-feira (26/07) o Guia Prático para Mulheres na Política.

A publicação reúne depoimentos e orientações para que esses casos sejam reconhecidos como violência, denunciados com base na Lei 14.192, e ganhem repercussão na sociedade.

"Um aspecto essencial é o fato de que a desigualdade entre homens e mulheres é uma questão de direitos humanos e a violência política contra mulheres precisa ser encarada como uma ameaça à democracia", defende Mônica Sodré, diretora executiva da Raps.

No Brasil, as mulheres são quase 52% do eleitorado, mas nas eleições municipais de 2020, por exemplo, foram apenas 12% entre os prefeitos eleitos, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

"Isso não tem a ver com falta de vontade, nem falta de desejo ou capacidade", critica Mônica.

Mônica Sodré lembra ainda, que esse cenário é resultado de questões estruturais como machismo, fazendo com que a participação de mulheres em postos de liderança não seja estimulada e que haja muitas barreiras institucionais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário