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07 abril 2023

ESTRATÉGIA



NOTICIAR ATAQUES

Veículos de imprensa mudam política de cobertura de ataques à escolas

Veículos de imprensa anunciaram mudanças na forma de noticiar ataques à escolas 


Nos últimos 20 anos, o Brasil registrou ao menos 24 atentados.

CNN, Band, Grupo Globo e Canal Meio decidiram não divulgar nomes, fotos e vídeos dos acusados.

A Empresa Brasil de Comunicação já adota esse protocolo em sua cobertura.

As medidas seguem recomendações de especialistas e de instituições para que a imprensa evite usar imagens, nomes e informações de suspeitos, de vítimas e da tragédia.

O objetivo é evitar o chamado efeito contágio, que é estimular outros atentados.

Entidades médicas apontam conexão causal entre violência na mídia e comportamento agressivo em algumas crianças.

De acordo com a Agência Brasil, o Ministério Público de Santa Catarina e a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo também pediram que os profissionais de comunicação evitem a exposição de agressores e vítimas.

A professora e pesquisadora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Danila Zambianco, disse que o ideal é não fazer espetáculo e notoriedade para os autores desses atos.



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