CONGRESSO ESTUDANTIL
Lula participa de congresso da UNE e promete mais universidades
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), participou na noite de quinta-feira (13/07), em Brasília, do 59º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE)
A última vez em que um presidente da República compareceu ao evento foi em 2009, quando o próprio Lula, durante seu segundo mandato, esteve no encontro estudantil.
O Congresso da UNE, ou Conune, como costuma ser chamado, é considerado o maior encontro de estudantes da América Latina e deverá reunir cerca de 10 mil participantes até o próximo domingo (16/07) na capital federal.
No evento, o presidente prometeu ampliar o número de universidades e outras instituições de ensino no país.
"Nós vamos voltar a fazer mais universidades, a fazer mais escolas técnicas, mais laboratórios, e vamos nos reunir com reitores e com os estudantes, vamos outra vez colocar o pobre no orçamento da União", garantiu Lula, diante do ginásio Nilson Nelson lotado.
Tal promessa já havia sido feita durante a campanha eleitoral de 2022.
Durante e cerimônia, representantes das entidades estudantis leram e entregaram uma carta de reivindicações ao presidente.
Entre os principais pontos, estão a manutenção da política de cotas e ampliação do direito de acesso para indígenas e pessoas trans, a criação da Universidade de Integração da Amazônia e a aprovação de uma lei para instituir o Programa Nacional de Assistência Estudantil.
Além disso, a UNE reiterou, no documento, o pedido para que o governo revogue o Novo Ensino Médio, demanda repetida diversas vezes pelos estudantes em palavras de ordem gritadas no ginásio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário