PESQUISAR

22 setembro 2023

DENGUE



IMUNIZAÇÃO

Butantan desenvolve vacina em dose única

O Instituto Butantan e a farmacêutica norte-americana Merck Sharp and Dohme (MSD) trabalham em conjunto na elaboração de uma vacina contra a dengue cuja aplicação será em dose única 


A instituição científica brasileira vem trabalhando na Butantan-DV desde 2009, que está na fase 3 de desenvolvimento clínico.

O novo medicamento terá cobertura contra as quatro variantes do vírus.

Os resultados até agora têm sido animadores, tanto que, o Butantan pretende submeter à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a solicitação do registro sanitário da vacina em 2024.

Os dados extraídos dos testes, realizados em mais de 10 mil pessoas, mostraram que a eficácia do imunizante é próxima de 80% para evitar qualquer forma sintomática da dengue.

De acordo com o médico diretor de Desenvolvimento Clínico do Butantan, José Moreira, o grande diferencial da vacina é ser em dose única.

Para ele, isso facilita a futura incorporação no Programa Nacional de Imunização (PNI).

Moreira explica ainda, que vacinas com esquemas de administração múltiplas acrescentam uma camada de complexidade ao sistema, principalmente quando está se falando de contenção de surtos, em que é preciso vacinar rapidamente uma grande parcela de indivíduos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário