RELATÓRIO
Hipertensão afeta um em cada três adultos no mundo, segundo alerta a OMS
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (0MS) divulgados semana passada, a hipertensão arterial afeta um em cada três adultos no mundo inteiro
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Segundo o relatório sobre os efeitos globais da pressão alta, cerca de 80% dos diagnosticados com a condição não têm tratamento adequado.
Além da falta de exercício, múltiplos fatores podem provocar a disfunção, como afirma o cardiologista do Hospital Sírio Libanês, Dr. João Vicente da Silveira.
"A grande maioria dos hipertensos são de característica genética, familiar, hereditária e vários fatores contribuem para a pressão alta, como vida sedentária, obesidade, envelhecimento, tabagismo, uso abusivo e crônico do álcool, níveis elevados de açúcar no sangue, colesterol e triglicérides, o estresse crônico", afirma.
Os dados mostram que o número de pessoas que vivem com hipertensão praticamente dobrou entre 1990 e 2019, passando de 650 milhões para 1,3 bilhão.
Quase a metade deste total não sabe que tem a condição.
O relatório ainda aponta que aproximadamente quatro em cada cinco pessoas com pressão alta não recebe tratamento adequado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário