PESQUISAR

06 outubro 2023

ENTRELINHAS



PORQUE NEM TUDO ESTÁ EXPLÍCITO

É nas entrelinhas onde tudo acontece e a verdade é sempre dita

EDITORIAL: Falta exatamente um ano para as eleições municipais de 2024, que acontecerão no dia 6 de outubro. E uma data bastante importante do processo eleitoral já está se aproximando. No dia 8 de maio de 2024 o cadastro eleitoral será fechado. Eleitoras e eleitores têm até esta data para solicitarem  a emissão da primeira via, transferência ou revisão do título e estarem com o documento pronto para exercerem o direito de voto. A Justiça Eleitoral recomenda que todos se organizem e procurem atendimento o quanto antes, ficando em dia para a escolha dos novos vereadores e prefeitos nos 167 municípios do Rio Grande do Norte 


ELEIÇÕES 01:
De acordo com o artigo 77 da Constituição Federal, o 1º turno das eleições é sempre no primeiro domingo de outubro, que em 2024 será no dia 6.

ELEIÇÕES 02: Já o artigo 91 da Lei das Eleições (Lei 9.504/1997) estabelece que o cadastro eleitoral ficará fechado durante os 150 dias anteriores a cada pleito.

ELEIÇÕES 03: Essa medida permite que a Justiça Eleitoral possa apurar o eleitorado apto a votar e tomar todas as providências referentes à organização dos locais de votação e produção do material necessário para o dia da eleição, entre outros preparativos.

ENGANO: A Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PC-RN) confirmou nesta sexta-feira (06/10) que a execução dos médicos paulistas no bairro da Barra da Tijuca, na madrugada de ontem, foi um engano. As investigações apontam que os quatro homens encontrados mortos dentro de dois carros na Gardênia Azul, na zona Oeste do Rio, são efetivamente os autores do crime praticado contra os médicos.

FALECIMENTO: José Carlos Moreira Alves, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), morreu nesta sexta-feira (06/10) aos 90 anos, em Brasília. Segundo o Hospital DF Star, onde ele estava internado desde 23 de setembro, a morte foi causada por falência múltipla dos órgãos. O magistrado é conhecido por ter instalado a Assembleia Nacional Constituinte de 1987, responsável por promulgar a atual Constituição Federal.

CAMPANHA: O Rio Grande do Norte retoma, neste sábado (07/10) a campanha de multivacinação em todo o estado. A ação visa alcançar, em especial, a faixa etária até até 15 anos, atualizando toda a carteira do Calendário Nacional de Vacinação, como BCG, poliomielite, tríplice viral e pentavalente, e também a das campanhas, como a vacina contra a Covid-19, por exemplo.

DIREITO: O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na última quinta-feira (05/10), por unanimidade, que mulheres grávidas em cargos comissionados ou contratadas temporariamente têm direito à licença maternidade e estabilidade no emprego, da mesma maneira que as trabalhadoras com carteira assinada ou concursadas.

FRASE: "Eu cresci. Não vou discutir minha virgindade com nenhum jornalista"

(Sandy)

Nenhum comentário:

Postar um comentário