NUTRIÇÃO E CUIDADOS MÉDICOS
Brasil caiu 21 posições no Índice de Progresso Social nos últimos dez anos
Nos últimos dez anos, o Brasil caiu 21 posições no Índice de Progresso Social (IPS), passando da 46ª colocação, em 2014, para a 67ª, este ano
Foto: Hítalo Silva/CB
Esta queda reflete um agravamento nos níveis de desigualdade social e econômica do País, apesar dos esforços para melhorar o bem-estar da população, de acordo com levantamento do IPS Brasil 2024, divulgado nesta quarta-feira, 3 de julho.
O IPS mede o desempenho das sociedades com base em resultados sociais e ambientais, e não apenas em indicadores econômicos, como a renda.
A pontuação do Brasil no IPS 2024 revela que, de modo geral, o resultado foi negativo.
Entre os componentes do índice, nutrição e cuidados médicos básicos, acesso à água e saneamento e moradia são áreas críticas em que o Brasil enfrenta dificuldades.
A segurança pessoal também é um ponto de preocupação significativa, mostra o levantamento, impactando diretamente a qualidade de vida dos brasileiros.
RESULTADO
Em 2024, o Brasil registrou uma pontuação de 61,83 em Nutrição e Cuidados Médicos Básicos, 70,51 em Água e Saneamento, e 77,79 em Moradia, enquanto Segurança Pessoal ficou com 58,27 e Acesso ao Conhecimento Básico com 71,82.
Os resultados do IPS indicam que o progresso social global está avançando lentamente, com desafios adicionais impostos pela pandemia da Covid-19, que afetou negativamente a saúde e os direitos humanos em várias partes do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário