ELEIÇÕES MUNICIPAIS
Acordo do TSE com big techs sobre IA começa a valer
Com o início da campanha municipal de 2024, o acordo firmado entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e as maiores big techs do mundo, no início do mês, entrou em vigor na última sexta-feira, 16 de agosto
O foco é o combate às fake news e os impactos da Inteligência Artificial (IA).
As empresas que aderiram ao programa da Corte se comprometeram a manter suas plataformas livres de disseminação falsa oriunda de tecnologia.
A principal preocupação da presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, é que o pleito seja contaminado com a quantidade de campanha falsa ou abusiva espalhadas pelas plataformas digitais.
As plataformas terão até 24 horas para retirar do ar conteúdos sobre as eleições considerados falsos.
Assinaram o documento para transparência e integridade do processo eleitoral: Tik Tok, Linkedin. Facebook, WhatsApp, Instagram, Google, Kwai, Telegram e X (antigo Twitter).
O tribunal também implementou um "disk denúncia", um canal direto com o Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (CIEDDE).
O número é 1491 e a ligação é gratuita em todo o país.
O Brasil é o terceiro maior consumidor de redes sociais do mundo e o primeiro na América Latina.
Segundo um estudo da Comscore, divulgado em 2023, o país tem cerca de 131,5 milhões de usuários. O Youtube, o Instagram e o Facebook são as redes mais acessadas pelos brasileiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário