PESQUISAR

09 janeiro 2025

ENTRELINHAS



PORQUE NEM TUDO ESTÁ EXPLÍCITO

É nas entrelinhas onde tudo acontece e a verdade é sempre dita

EDITORIAL: O Papa Francisco nomeou, na segunda-feira (06/01) a primeira mulher para liderança de um departamento importante do Vaticano. Ele escolheu uma irmã da Itália para o comando do gabinete que supervisiona as ordens religiosas católicas do mundo. Ela substitui o Cardeal João Braz de Aviz, um prelado brasileiro que liderava o gabinete desde 2011. Mas é importante lembrar que Francisco elevou mulheres a cargos de liderança no Vaticano ao longo de seus 11 anos de papado, as nomeando para funções de "segundo em comando" em vários gabinetes. Mas ele ainda não havia nomeado uma mulher para liderar um dos gabinetes da Santa Sé, a entidade soberana que supervisiona globalmente a Igreja Católica


TRANSPARÊNCIA:
Mudanças nas regras do Pix já impactam usuários e instituições financeiras. Agora, apenas as autorizadas pelo Banco Central podem oferecer o serviço. O objetivo da medida é aumentar a segurança, supervisão e transparência do sistema de pagamento por Pix.

EXCLUSÃO: As instituições financeiras que não solicitarem a autorização para funcionamento dentro do cronograma estabelecido pelo Banco Central, serão excluídas.

APROXIMAÇÃO: Além dessa regra de segurança, o Banco Central terá outras novidades ligadas ao Pix, neste ano, como o novo boleto e ampliação do Pix por aproximação, a partir de fevereiro.

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: Um projeto da senadora Augusta Brito (PT-CE) impede que pessoas condenadas por crime praticado com violência doméstica e familiar contra a mulher, possa concorrer a cargos eletivos.

PRAZO: De acordo com PLP 197/2024, a inelegibilidade valerá desde a data da decisão judicial definitiva, até o transcurso do prazo de oito anos após cumprimento da pena.

EXPLICAÇÃO: Para Augusta Brito, aceitar que condenados por esse tipo de crime ocupem tais cargos, passa para a sociedade a ideia de que a violência de gênero é aceitável.

LEGISLATIVO: A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Ceará-Mirim para o biênio 2025/2026 ficou assim composta: Marcone Barbosa - PSD (presidente); Bruno César - PL (Vice-presidente); Marcos Farias - PSDB (1º Secretário); e Cristina Severo - CIDADANIA (2ª Secretária).

FRASE: (Nós, jornalistas, fazemos questão de saber muito pouco sobre uma variedade extremamente ampla de assuntos. É assim que nos mantemos objetivos). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário