A FALTA DE AGILIDADE
A fragilidade do sistema de regulação
José Emanuel Medeiros Silva, de apenas 30 dias de vida, faleceu nesta segunda-feira (24/03), após dias internado no Hospital do Seridó, em Caicó, aguardando transferência urgente para uma UTI Neonatal em Mossoró
A história do recém-nascido havia comovido a região, após a avó, Maria Aparecida de Medeiros, fazer um apelo emocionante no domingo (23/03) clamando por agilidade no processo.
Segundo a família, o bebê deu entrada na unidade hospitalar com problemas cardíacos e foi imediatamente internado após exames identificarem alterações no coração.
Durante a internação, José Emanuel sofreu duas paradas cardíacas e precisou ser entubado.
A médica responsável pela criança fez diversos esforços para garantir atendimento em uma Unidade de Terapia Intensiva especializada.
Ainda segundo a avó, duas vagas chegaram a ser obtidas em hospitais de Natal, mas teriam sido recusadas.
Em seguida, foi confirmada uma vaga em Mossoró, mas a transferência não ocorreu por falta de transporte adequado e condições de saúde do próprio bebê.
No domingo, chegou a ser tentado o deslocamento do bebê, quando houve uma breve estabilização em sua situação, mas durante o trajeto até a ambulância, a condição de saúde voltou a se agravar e a equipe médica precisou recuar.
Nesta segunda-feira, infelizmente, o bebê não resistiu.
A família afirma que não recebeu informações claras sobre o diagnóstico do recém-nascido e lamentou a demora no processo de transferência.
O caso escancara a fragilidade do sistema de regulação de leitos neonatais e a dificuldade de acesso ao transporte especializado, especialmente para pacientes do interior do Rio Grande do Norte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário