SOLICITAÇÕES DE DINHEIRO
TJ/RN alerta para golpes envolvendo processos judiciais
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ/RN) alerta os cidadãos sobre a importância da prevenção e da atenção em relação a tentativas de golpes que envolvem solicitações de dinheiro decorrente de causas judiciais
Nesse tipo de fraude, os criminosos entram em contato por aplicativos de mensagens e informam às vítimas que elas têm um valor a receber.
No entanto, para liberar a quantia, exigem que seja feita uma transferência para a conta pessoal do fraudador.
Os golpistas acessam a área pública do sistema do Processo Judicial Eletrônico (PJE) e coletam informações sobre quem tem processo em andamento na Justiça Estadual.
Dessa forma, realizam as pesquisas para encontrar os dados necessários e fazer contato com as partes das ações judiciais.
De acordo com o juiz auxiliar da presidência, Diego Cabral, nos meses de fevereiro e março deste ano, as reclamações sobre o golpe foram recorrentes.
Além disso, o juiz Diego Cabral ressalta que, no Poder Judiciário Estadual, o presidente do TJ/RN, desembargador Ibanez Monteiro, é sensível a essa temática, e junto com a Secretaria de Tecnologia da Informação (SETIC), está tomando medidas para controlar e prevenir esse tipo de fraude.
Nenhum comentário:
Postar um comentário