PESQUISAR

18 maio 2025

GRIPE AVIÁRIA: Caso no Brasil acende alerta



EM TODAS AS REGIÕES

Vírus da gripe aviária está mais rápido e pode afetar até pets

O Brasil registrou, recentemente, o primeiro foco de gripe aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja de matrizes localizada no Rio Grande do Sul 


O caso acende um alerta para todas as regiões brasileiras e ainda, para os países da América do Sul, como a Argentina, cuja fronteira está distante 620 quilômetros da granja afetada.

No sábado (17/05) a Organização das Nações Unidas para a Alimentação (FAO/ONU), alertou que o caso no Brasil marca uma nova etapa do vírus, que vem adquirindo mais rapidez e potencialidade de mutações, ficando mais transmissível entre animais e até seres humanos.

Desde 2022, mais de 4,7 mil surtos de gripe aviária altamente patogênica foram notificados na América Latina e no Caribe, afetando aves de criação, aves migratórias, mamíferos marinhos e até animais de estimação, segundo informou o órgão.

O representante da FAO no Brasil, Jorge Meza, ressaltou, em comunicado, que o consumo de carne de aves e ovos continua sendo seguro, especialmente quando bem cozidos, e que o risco de infecção humana permanece baixo.

"Os avanços recentes de gripe aviária reforçam a urgência de fortalecer os sistemas nacionais de vigilância, biossegurança e resposta rápida, com atenção especial aos pequenos e médios produtores", disse Meza.

O QUE É INFLUENZA AVIÁRIA?

A influenza aviária, comumente conhecida como gripe aviária é uma doença causada por vírus influenza originários de aves.

Esses vírus pertencem à família Orthomyxoviridae e incluem o A (H1N5).

Eles afetam principalmente aves, mas também foram detectados em mamíferos, incluindo bovinos.

A gripe aviária raramente afeta humanos, mas a orientação é que as pessoas se mantenham informados e tomem as medidas preventivas recomendadas.

SINTOMAS EM HUMANOS

Os sintomas variam de leves - com alguns pacientes até mesmo assintomáticos - a graves.

As principais manifestações relatadas incluem febre, tosse, resfriado, conjuntivite, sintomas gastrointestinais e problemas respiratórios.

A orientação é que, pessoas que apresentem sintomas de gripe aviária entrem em contato com os profissionais da saúde para receber o tratamento adequado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário