COPA DO BRASIL
CBF muda sistema de classificação
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou mudanças no sistema de classificação para a Copa do Brasil de 2024
A entidade descartou o ranking nacional de clubes e passou a valorizar os campeonatos estaduais como referência para preencher 80 das futuras 92 vagas para o torneio nacional em 2024.As novidades foram anunciadas já no regulamento da Copa do Brasil 2023, publicado na noite da última segunda-feira.
Na parte final do documento, a CBF explica as mudanças, com mais de um ano de antecedência, a tempo de as federações estaduais se adaptarem aos novos critérios.
Se o sistema de classificação para 2023 conta com três critérios, o processo contará com apenas dois para o ano seguinte.
O primeiro não sofreu alteração e trata de 12 vagas a serem concedidas aos clubes que se classificarem para a Copa Libertadores e para aqueles que se sagrarem campeões da Série B, da Copa do Nordeste e da Copa Verde, complementando esta lista de 12 times com equipes do brasileirão, respeitando a ordem de classificação.
A grande novidade está no segundo critério.
Até a edição de 2023 esse critério abarcava 70 clubes classificados com base nos estaduais de 2022.
Havia ainda um terceiro critério, reservando dez vagas para equipes a se classificarem para a Copa do Brasil via ranking nacional de clubes.
Com a mudança, o segundo e o terceiro critérios foram unidos em apenas um, excluindo a parte do ranking dos clubes.
Assim, 80 vagas serão definidas a partir dos estaduais.
E a distribuição de vagas por estado vai respeitar o ranking nacional das federações.
Dessa forma, a CBF fortalece os campeonatos estaduais e também as próprias federações, que ganharam maior autonomia para definir os times classificados por meio dos novos critérios.