DISTRIBUIÇÃO TEMPORAL
Reunião climática prevê chuvas acima do normal no próximo trimestre no RN
A previsão para o trimestre fevereiro, março e abril de 2023 no Rio Grande do Norte é de chuvas com volumes acima do normal com distribuição temporal e espacial
Esse foi o resultado da reunião da previsão climática ocorrida durante XXV Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino.
O evento contou com a participação do chefe da Unidade Instrumental de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Gilmar Bristot.
O Workshop, realizado por vídeoconferência, pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), reuniu pesquisadores de agências meteorológicas de vários estados do Nordeste, do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Centro de Previsão de Tempo e estudos climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE) e de agências internacionais.
Os especialistas discutiram sobre as influências dos campos atmosféricos e oceânicos, anomalias e fenômenos naturais que atuam na região Nordeste.
"As condições oceânicas, com as águas superficiais do Atlântico Sul mais aquecidas, a presença do La Ñina no Oceano Pacífico foram o principal tema do evento. Essa condição está presente e é favorável para a aproximação da zona de convergência intertropical, trazendo mais chuva para a nossa região", disse Bristot.
Nenhum comentário:
Postar um comentário