PLATAFORMAS DIGITAIS
Para especialistas, o jornalismo está nas mãos das plataformas digitais
Profissionais e pesquisadores de comunicação manifestaram preocupação, durante a 1ª Semana Nacional de Jornalismo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), com a falta de uma regulação eficaz das chamadas big techs, empresas responsáveis pelas plataformas digitais
Ao mesmo tempo, se preocupam com algumas propostas que vêm sendo colocadas para discussão.
O evento, que acontece no Rio de Janeiro, promoveu na tarde de terça-feira (28/03), uma discussão sobre a relação entre a mídia hegemônica, a mídia independente e as plataformas digitais.
De acordo com a pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/Rio), Patrícia Maurício, os grandes portais de notícia recebem atualmente uma audiência expressiva proveniente de plataformas digitais, seja pela busca do Google, seja por compartilhamentos de redes sociais.
Dessa forma, precisam modular seus conteúdos para se adequarem aos algoritmos que regem essas plataformas.
A pesquisadora destaca que as plataformas assumiram um protagonismo na distribuição das notícias e mantêm um grande poder, já que podem controlar a visibilidade que certo assunto terá, até mesmo vetar determinado tipo de conteúdo.
"O jornalismo está nas mãos das plataformas digitais", observa a pesquisadora.
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