REPRESSÃO E RESISTÊNCIA NO BRASIL
Simpósio no CERES, em Caicó, debate a história da Ditadura Militar
O Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES/UFRN), por meio do Departamento de História (DHC), promove o "2º Simpósio Nacional História e Memória da Ditadura Militar: Repressão e Resistência no Rio Grande do Norte, no Seridó e no Brasil (1964 - 1988)"
A ação acontece no dia 1º de junho, no Auditório da Instituição.
As inscrições podem ser realizadas no seguinte endereço: sigeventos.ufrn.br
O simpósio é destinado a qualquer pessoa interessada no assunto, tendo como objetivo dar continuidade e contribuir para a formação de pesquisadores e professores de diferentes disciplinas que sejam capazes de enfrentar os desafios relacionados ao tema.
Além de palestras com estudiosos da área, o evento contará com mesas temáticas para incentivar a interlocução entre graduandos e pós-graduandos.
De acordo com Larissa Jacheta Riberti, professora do DHC, o evento surgiu em 2022 com a proposta de discutir a Ditadura no Rio Grande do Norte e na região Seridó.
Para ela, enquanto professora e pesquisadora, é perceptível que no interior do estado existe uma demanda significativa para debater a história política, como também de fomentar pesquisas sobre esse período.
"Esperamos a formação de um grupo de estudos apto a planejar e executar novas ações no sentido de ampliar a reflexão acerca da Ditadura Militar e de práticas autoritárias no Brasil e na América Latina", comenta Larissa.
A ação começa às 7h30 com a palestra de abertura "Ditadura Militar Brasileira e Negacionismos Históricos", conduzida pelo professor Paulo César Gomes, do Colégio Aplicação, ligado à Universidade Federal Fluminense.
Já a palestra de encerramento, ocorre às 19h, com o tema "Trabalhadores Rurais e Ditadura nos Sertões", ministrada pelo docente Pablo Francisco de Andrade Porfírio, da Universidade Federal de Pernambuco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário