PESQUISAR

04 julho 2023

MERCOSUL



PRESIDÊNCIA TEMPORÁRIA

No Mercosul, Lula quer ampliar parcerias externas

Ao assumir a presidência temporária do Mercosul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta terça-feira (04/07), que tem uma agenda externa ambiciosa para o bloco, na ampliação de mercados para exportação dos produtos locais 


Ele reafirmou que o acordo de livre comércio do Mercosul com a União Europeia (UE) é inaceitável e que está comprometido com a conclusão de um tratado equilibrado e que assegure o espaço necessário para adoção de políticas públicas "em prol da integração produtiva e da reindustrialização".

"O Instrumento Adicional apresentado pela União Europeia em março deste ano é inaceitável. Parceiros estratégicos não negociam com base em desconfiança e ameaça de sanções. É imperativo que o Mercosul apresente uma resposta rápida e contundente", disse Lula, durante a 62ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados, em Puerto Iguazú, na Argentina.

A UE enviou aditivos a serem acrescentados no acordo, com a previsão de aplicação de multas em caso de descumprimento de obrigações ambientais.

Lula também vem defendendo alterações em pontos do acordo de livre comércio sobre compras governamentais que, segundo ele, podem prejudicar pequenas e médias empresas do país.

"É inadmissível abrir mão do poder de compra do Estado - um dos poucos instrumentos de política industrial que nos resta", afirmou.

A presidência do Brasil no bloco, ao longo do segundo semestre, ainda terá como prioridades a agenda cidadã, assim como o incremento da transparência e da participação social.



Nenhum comentário:

Postar um comentário