OUTUBRO ROSA
Mês de conscientização sobre o câncer de mama
Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela fundação Susan G. Komen for the Cure.
A data, celebrada anualmente, tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, além de contribuir para a redução da mortalidade
Desde 2020, com a pandemia de Covid-19, os grupos que atuam em câncer de mama tiveram que repensar suas campanhas do Outubro Rosa e aumentar sua presença virtual.
Por meio de intervenções, campanhas e mensagens inovadoras, eles mostrara que a promoção da saúde pública pode assumir várias formas e gerar um forte impacto no acesso à saúde.
No Brasil, em 2018, a Lei nº 13.733 instituiu o mês de conscientização sobre o câncer de mama - Outubro Rosa, período em que deve, ser desenvolvidas diversas atividades, entre elas:
- Iluminação de prédios públicos com luzes de cor rosa.
- Promoção de palestras, eventos e atividades educativas.
- Veiculação de campanhas de mídia e disponibilização à população de informações em banners, em folders, e em outros materiais ilustrativos e exemplificativos sobre a prevenção do câncer, que contemplem a generalidade do tema.
O câncer de mama, é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento, quanto em países desenvolvidos.
Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres.
Para o Brasil, a estimativa foi de 66.280 casos novos casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.
Esse tipo de câncer também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil.
Com informações:
Instituto Nacional do Câncer - INCA
Nenhum comentário:
Postar um comentário