PESQUISAR

30 janeiro 2024

DENGUE: MONITORAMENTO E ALERTA



CENÁRIO EPIDEMIOLÓGICO

Ministério da Saúde, estados e municípios unem esforços para ações de enfrentamento da dengue

Desde o ano passado, o Ministério da Saúde, estados e municípios estão em constante monitoramento e alerta quanto ao cenário epidemiológico do Brasil, coordenando uma série de ações para o enfrentamento das arboviroses, unindo forças e trabalhando pela conscientização sobre medidas de prevenção em todo o território nacional 


Diante do aumento do número de casos de dengue no Brasil, ressalte-se que o momento é de intensificar os cuidados e unir esforços para eliminar os focos do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Essa é a principal forma de evitar a transmissão das doenças.

Não deixar água parada e estar atento aos locais que podem se tornar criadouros do mosquito em casa, é fundamental, já que cerca de 75% dos focos estão dentro dos domicílios brasileiros.

Vale destacar a importância de procurar atendimento médico imediato em caso de sintomas como febre, dores nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceiras ou vermelhidão nos olhos.

A dengue tem tratamento disponível no SUS em todo o país, e a demora para procurar atendimento pode agravar os sintomas.

A vacinação se soma as estratégias de combate à dengue que já estão em andamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário