ACESSO AOS ALIMENTOS
Lula diz em evento do G20 que combate à fome é escolha política
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quarta-feira (24/07), que o combate à fome é uma escolha política dos governantes
Foto: Ricardo Stuchert/PR
"A fome não resulta apenas de fatores externos, ela decorre, sobretudo, de escolhas políticas. Hoje o mundo produz alimentos mais do que suficientes para erradicá-la. O que falta é criar condições de acesso aos alimentos", disse o presidente.
"Enquanto isso, os gastos com armamento subiram 7%, no último ano, chegando a US$ 2,4 trilhões. Inverter essa lógica é um imperativo moral, de justiça social, mas também essencial para o desenvolvimento sustentável", acrescentou Lula, no evento de pré-lançamento da força-tarefa para a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, no Rio de Janeiro.
A iniciativa estabelece um compromisso internacional para obter apoio político, recursos financeiros e conhecimento técnico para implementação de políticas públicas e tecnologias sociais comprovadamente eficazes para a erradicação da fome e da pobreza no mundo.
Entre as iniciativas bem sucedidas estão experiências nacionais voltadas para os mais pobres e vulneráveis como:
Transferência de renda, alimentação escolar, cadastro de famílias vulneráveis, apoio à primeira infância, apoio à agricultura familiar, assistência social, protagonismo das mulheres e inclusão socioeconômica e produtiva, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário