ALTA ABSTENÇÃO
TSE cogita rever justificativa de voto por aplicativo para reduzir abstenção
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai revisitar os sistemas de justificativa de voto nas eleições
Blog Dois Pontos - Foto: TV Justiça/Reprodução
Dados do Relatório de Avaliação das Eleições 2024, apresentado pela ministra Cármen Lúcia, presidente da Corte, nesta semana, apontam como um dos diversos motivos para a alta abstenção do pleito municipal de 2024, a facilidade de o eleitor justificar a ausência.
Embora tenha frisado que a falta do eleitor no pleito para a escolha de prefeitos e vereadores não ocorreu por um só motivo, o relatório do TSE ressalta que "em alguns desses casos também interferiu a facilidade de justificativa da ausência, até mesmo pelo uso de dispositivos disponibilizados pela Justiça Eleitoral, o que haverá de ser revisitado considerando-se que o voto é obrigatório".
Em conversa com jornalistas sobre os dados, a ministra Cármen Lúcia afirmou que são diversas causas das abstenções.
"É preciso que a gente tenha um amadurecimento desses dados porque a eleição é obrigatória, é um dever e um direito de todos nós", disse a ministra.
Cármen Lúcia ressaltou que uma das mudanças pensadas para opção de justificar o voto no aplicativo e-Título, é restringir a justificativa de ausência no dia da eleição.
Na data específica do pleito, o app da Justiça Eleitoral faz o georeferenciamento de onde o eleitor está.
"A gente pode pensar em suspender a justificativa no dia da eleição. A justificativa será feita depois, até para dar tempo da pessoa pensar", afirmou a ministra, ressaltando que são possibilidades analisadas a partir dos dados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário