PESQUISAR

30 março 2023

A VOLTA



ROTA RESERVADA

Bolsonaro chega ao Brasil após passar três meses nos Estados Unidos

O ex-presidente Jair Bolsonaro voltou ao Brasil na manhã desta quinta-feira (30/03), após passar três meses nos Estados Unidos 


O voo comercial chegou ao Aeroporto Internacional de Brasília por volta das 6h40.

No saguão, alguns apoiadores esperavam o ex-presidente.

Bolsonaro, no entanto, saiu por uma rota reservada e seguiu, em comboio escoltado pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, para um evento fechado com familiares e aliados.

Na chegada ao prédio, Bolsonaro foi recebido pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto, pelo senador Flávio Bolsonaro (PL/RJ) e pelo ex-ministro Braga Netto, candidato a vice na chapa de Bolsonaro em 2022.



ICMS POTIGUAR



RN PERDERÁ COMPETITIVIDADE

Fecomércio defende que o Rio Grande no Norte perderá competitividade com o aumento modal do ICMS

O aumento da alíquota do ICMS de 18% para 20%, previsto para entrar em vigor a partir de 1º de abril, fará o Rio Grande do Norte perder competitividade se comparado aos estados vizinhos, Paraíba, Ceará e Pernambuco 

Essa é a avaliação das entidades de representação do comércio RN, FACERN, FCDL, CDL Natal, ACRN, AEBA, AVICEN e ASCERN, ao apontar que nenhum dos estados vizinhos aumentará o tributo em 2023.

De acordo com as entidades, a Paraíba, por exemplo, além de não elevar a alíquota modal do ICMS, vem implementando uma série de ações com foco na melhoria do ambiente de negócios, beneficiando todos os segmentos econômicos.

A avaliação das entidades representativas é de que o estado vizinho, acertadamente, está indo no caminho inverso ao nosso.

Recentemente, o governo paraibano anunciou um conjunto de medidas de incentivo fiscal, de reduções, isenções de impostos e de inovação para o setor produtivo, o que se refletirá diretamente na geração de empregos e crescimento da economia, a partir de atração de novos investimentos para o estado.

Como consequência natural do aumento do ICMS potiguar, as entidades acreditam que poderá, além do impacto negativo decorrente ao aumento dos custos dos produtos, ocorrer a transferência de negócios de empresas do RN, em busca de condições mais favoráveis.



ESPORTE BRASILEIRO



SENNA PATRONO

Plenário aprova Ayrton Senna como Patrono do Esporte Brasileiro

Segue para sanção presidencial o projeto que declara o automobilista Ayrton Senna da Silva como Patrono do Esporte Brasileiro 




O Projeto de Lei (PL) 2.793/2019, do deputado federal Filipe Barros (PL/PR), foi aprovado no Plenário do Senado nesta quarta-feira (29/03) na forma do relatório do ex-senador Dário Berger à Comissão de Educação (CE).

Em sua justificativa, o autor da matéria destaca a atuação esportiva de Ayrton Senna e a sua representatividade no esporte nacional.

Ayrton Senna da Silva foi piloto de Fórmula 1 nas décadas de 1980 e 1990 e tornou-se o maior ídolo brasileiro de automobilismo.

Nasceu em São Paulo no dia 21 de março de 1960, e morreu de maneira trágica em 1º de maio de 1994, após colidir com uma mureta de proteção no Grande Prêmio de San Marino, em Ímola, na Itália.



ARMAS



RECADASTRAMENTO

Governo estende recadastramento de armas até 3 de maio

O Governo Federal prorrogou até 3 de maio o prazo de recadastramento de armas no Sistema Nacional de Armas (Sinarm) 


O decreto foi publicado nesta quarta-feira (29/03) no Diário Oficial da União.

O prazo começou em 1º de fevereiro e iria até esta quinta-feira 30 de março.

Em nota técnica, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, justificou que a prorrogação do prazo tem o propósito de assegurar "melhor adequação da Polícia Federal no cumprimento da atividade de recadastramento atribuída ao órgão policial", considerando as dimensões continentais do país.

O Sinarm, da Polícia Federal (PF), é o sistema de registro de armas de uso permitido de civis que concentram dados de armas mantidas por empresas de segurança privada, policiais civis, guardas municipais e pessoas físicas com autorização de posse ou porte.

Com o recadastramento, todas as armas de uso permitido e de uso restrito devem ser cadastradas no Sinarm, ainda que já registradas em outros sistemas.



UNIDADES PRISIONAIS



ATENDIMENTOS JURÍDICOS

Atendimentos jurídicos são retomados nos presídios do RN

Os atendimentos jurídicos foram retomados em todas as unidades prisionais do Rio Grande do Norte, conforme decisão da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SEAP) publicada no Diário Oficial do Estado


No entanto, as visitas sociais e televisitas, atendimento ao público externo e outras atividades permanecem suspensas nas unidades penais.

Na semana passada, os atendimentos de advogados haviam sido suspensos após a série de ataques criminosos, mas a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Rio Grande do Norte impetrou um mandado de segurança na Justiça Federal para garantir o respeito às prerrogativas dos advogados e a retomada dos atendimentos jurídicos aos presos no sistema prisional estadual.



29 março 2023

PREOCUPAÇÃO



PLATAFORMAS DIGITAIS

Para especialistas, o jornalismo está nas mãos das plataformas digitais

Profissionais e pesquisadores de comunicação manifestaram preocupação, durante a 1ª Semana Nacional de Jornalismo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), com a falta de uma regulação eficaz das chamadas big techs, empresas responsáveis pelas plataformas digitais


Ao mesmo tempo, se preocupam com algumas propostas que vêm sendo colocadas para discussão.

O evento, que acontece no Rio de Janeiro, promoveu na tarde de terça-feira  (28/03), uma discussão sobre a relação entre a mídia hegemônica, a mídia independente e as plataformas digitais.

De acordo com a pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/Rio), Patrícia Maurício, os grandes portais de notícia recebem atualmente uma audiência expressiva proveniente de plataformas digitais, seja pela busca do Google, seja por compartilhamentos de redes sociais.

Dessa forma, precisam modular seus conteúdos para se adequarem aos algoritmos que regem essas plataformas.

A pesquisadora destaca que as plataformas assumiram um protagonismo na distribuição das notícias e mantêm um grande poder, já que podem controlar a visibilidade que certo assunto terá, até mesmo vetar determinado tipo de conteúdo.

"O jornalismo está nas mãos das plataformas digitais", observa a pesquisadora.



28 março 2023

ENTRELINHAS



PORQUE NEM TUDO ESTÁ EXPLÍCITO

É nas entrelinhas onde tudo acontece e a verdade é sempre dita

EDITOTIAL: O Código Penal Brasileiro define o estupro como o ato de constranger alguém mediante ameaça, à prática de relação sexual sem consentimento. Além disso, a violência sexual também inclui práticas libidinosas relacionadas. Isso ocorre em países como o Brasil, por exemplo, porque certas práticas que ferem a dignidade da mulher são legitimadas culturalmente. Os números indicam que o abuso sexual ocorre em maior escala num ambiente que deveria ser símbolo de proteção: o lar. São devastadoras as consequências disso para o processo de formação emocional e social de quem sofre o abuso. Está na hora das autoridades brasileiras abrirem um amplo leque de debates sobre o tema, para que medidas verdadeiramente duras possam ser tomadas. E tá falado! 




SIMPLES 01:
Na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) do último sábado (25/03), o Governo do Estado publicou Decreto nº 32.543, que concede aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional a prorrogação do prazo para recolhimento do ICMS relativo à diferença de alíquota das aquisições que realizar em outras unidades da federação, passando do dia 3 de abril para o dia 3 de maio de 2023.

SIMPLES 02: A solicitação atende parcialmente um pleito das entidades produtivas do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, lideradas pela Fecomércio RN, apresentado à governadora Fátima Bezerra em reunião com os representantes do Estado, quando foi debatida a recente crise na segurança pública do RN e as graves consequências para os segmentos econômicos.

POSSE: Nesta terça-feira (28/03), em sessão solene que ocorreu na Câmara Municipal de Ipanguaçu, Remo Fonseca tomou posse como novo prefeito do município. O evento foi aberto à população e reuniu autoridades e políticos da cidade, além da imprensa local. Por 29 votos de diferença, Remo Fonseca venceu a eleição suplementar de Ipanguaçu que ocorreu no dia 5 de março, com 5.278 votos. Seu mandato vai até dezembro de 2024.

ICMS: A alíquota padrão do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestação de Serviços de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) no Rio Grande do Norte passará de 18% para 20% a partir do próximo sábado, 1º de abril, e assim permanece até o dia 31 de dezembro de 2023. A determinação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) do último sábado, pela governadora Fátima Bezerra, através do Decreto nº 32.542/2023.

PARALISAÇÃO: Iniciada há três semanas, a greve dos professores da rede pública de ensino do Rio Grande do Norte ainda não tem data para acabar nem perspectiva de acordo com o Governo do Estado. A paralisação da categoria, que começou no dia 6 de março, pela implementação do reajuste do piso, de 14,95%, tem uma taxa de adesão de aproximadamente 60%. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE/RN) reclama da falta de diálogo com a Secretaria Estadual de Educação e cobra uma resposta do Estado.

EMERGÊNCIA 01: O Brasil passou a registrar 1.532 municípios em situação de emergência devido a desastres causados pelas chuvas ou estiagem. O número foi alcançado nesta segunda-feira (27/03) com o reconhecimento de mais 46 cidades nestas situações.

EMERGÊNCIA 02: Com a homologação da situação de emergência ou de calamidade pública, que é uma situação mais grave, os municípios afetados podem receber verbas federais por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

FRASE: "Os jornais excitam sempre a curiosidade. Ninguém larga nenhum jornal sem uma sensação de desapontamento" (Charles Lamb)



27 março 2023

14º SALÁRIO



APOSENTADORIAS E PENSÕES

Governo Lula se posiciona quanto a liberação do 14º salário do INSS

Um novo pagamento alegrou os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) 


Desde 2020, está em tramitação na Câmara dos Deputados a proposta que prevê o pagamento de um 14º salário aos segurados da autarquia.

O Projeto de Lei (PL), de autoria do ex-deputado Pompeo de Matos, vasa pagar um valor extra aos beneficiários que recebem até dois salários mínimos.

Em 2023, considerando o piso nacional de R$ 1.302,00, esse valor chegaria a R$ 2.604,00.

Vale ressaltar que o texto foi criado com o intuito de oferecer uma ajuda financeira aos aposentados e pensionistas do INSS durante a pandemia da Covid-19.

No entanto, até então, a iniciativa não saiu do papel, deixando muitas pessoas frustradas.

Acontece, que o PL chegou próximo ao plenário da Câmara dos Deputados, onde receberia a votação final, no entanto, retornou à estaca zero após decisão do então presidente da Casa Legislativa, Arhur Lira.

Quem terá direito ao 14º salário do INSS

Na hipótese de aprovação do 14º salário, serão beneficiados cerca de 35 milhões de segurados que recebem algum dos seguintes benefícios:

- Aposentadoria

- Auxílio-doença

- Pensão por morte

- Auxílio-acidente

- Salário maternidade

- Auxílio-reclusão

No entanto, ficarão de fora dos pagamentos os segurados que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Renda Mensal Vitalícia (RMV).

Governo Lula e o 14º salário do INSS

O projeto foi apresentado durante o governo de Jair Bolsonaro.

Desse modo, muitos segurados do INSS estavam contando que a liberação do 14º salário poderia acontecer no mandato de Lula.

Todavia, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, adiantou que isso não deve acontecer.



INQUISIÇÃO



DESAGRADÁVEL EXPERIÊNCIA

Paulo Pimenta diz que CNN fez inquisição contra ele para atacar o presidente Lula

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação relatou neste domingo (26/03) sua desagradável experiência ao ser entrevistado pela CNN Brasil 


Ele contou durante uma live, transmitida pelo Canal da Resistência que percebeu rapidamente o clina de "inquisição" promovido pelos "entrevistadores" Felipe Moura Brasil e Raquel Landim.

Na transmissão, com o secretário nacional do consumidor, Wadih Damous, Pimenta disse ter ficado indignado com a postura dos jornalistas e que, por isso, perguntou a Landim se ela estava atuando como jornalista naquele momento.

Não foi no sentido de desqualificar a jornalista que Pimenta fez o questionamento, e sim, de perguntar se realmente estava num entrevista.

"Estava num local que, em tese, era um programa de entrevistas, mas que na realidade não era isso. Parecia mais uma tentativa de inquisição. Ao mesmo tempo que faziam perguntas, atacavam o presidente Lula, desqualificavam o presidente e as nossas respostas. Isso, evidentemente, causou indignação", disse o ministro Paulo Pimenta.



26 março 2023

FIM TRÁGICO



INCÊNDIO VIOLENTO

Aos 27 anos, Miss Sertão Paraíba morre ao pular do 6º andar de um prédio em chamas para salvar sua vida

Maya Nitão, uma talentosa e bela jovem de 27 anos, conhecida por ser a atual Miss Sertão Paraibano, encontrou um fim trágico ao saltar do 6º andar de um edifício em chamas, na cidade de São Paulo 


A vítima estava desesperadamente buscando uma saída para escapar do violento incêndio que consumiu o apartamento onde morava.

O acidente ocorreu neste sábado (25/03), no bairro Itaim Bibi, uma área nobre situada na zona sul da capital paulista.

Assim que foi notificado da ocorrência, o Corpo de Bombeiros prontamente mobilizou diversas equipes especializadas, para enfrentar as chamas e resgatar os moradores do prédio em risco.

Após ser retirada das chamas, Maya Nitão foi encaminhada às pressas ao Hospital das Clínicas, um dos principais centros médicos da cidade.

Infelizmente, a jovem se encontrava em estado crítico e, apesar dos incansáveis esforços da equipe médica, ela acabou não resistindo aos graves ferimentos.

O irmão de Maya, com apenas 23 anos, também precisou receber cuidados médicos após ter inalado fumaça durante o desastre.

Ao receberem a notícia da trágica perda, os familiares de Maya, abalados e consternados partiram da Paraíba rumo a São Paulo com a intenção de acompanhar de perto translado do corpo e as investigações sobre o que pode ter ocasionado o incêndio.

Cesar Nitão, pai de Maya e profissional do jornalismo compartilhou com a imprensa a profunda dor que a família enfrenta.

Ele ressaltou a importância de honrar a memória de Maya e de buscar justiça diante da tragédia que tirou a sua vida tão precocemente.



BIVALENTE



GRUPOS PRIORITÁRIOS

RN libera vacinação bivalente da Covid-19 para todos os grupos prioritários

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesap/RN), abriu na última sexta-feira (24/03) a Campanha de Vacinação Bivalente contra a Covid-19 para todos os grupos prioritários no estado 

A medida da Sesap acontece por conta da nova recomendação do Ministério da Saúde (MS).

Inicialmente, a pasta nacional havia recomendado a aplicação das vacinas por etapas nos grupos prioritários, com o objetivo de facilitar a operacionalização da vacina.

O MS mudou a orientação diante da entrega oportuna dos imunobiológicos pelos fornecedores, e da capacidade operacional de distribuição dessas doses aos estados.

A bivalente é uma versão atualizada da vacina monovalente, usada na campanha de vacinação, que teve início em 2021.

Ela foi elaborada com base na variante original do coronavírus, o SARS-CoV-2 e na variante Ômicron, que é, atualmente, a de maior circulação.



LOTERIAS



SORTE

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 75 milhões

O concurso 2.577 da Mega-Sena foi realizado na noite de sábado (25/03), em São Paulo 


Ninguém acertou as seis dezenas sorteadas e o prêmio de R$ 63.703.777,84 acumulou.

O valor estimado pela Caixa para o concurso 2.578 é de R$ 75 milhões.

Os números sorteados foram: 12 - 18 - 21 - 31 - 44 - 50.

A Quina teve 123 apostas ganhadoras e cada uma leva o prêmio de R$ 46.928,10.

Já a Quadra registrou 9.282 apostas ganhadoras, cabendo a cada uma delas, o prêmio no valor de R$ 898,05.

O próximo sorteio será na quarta-feira, 29 de março.



IMPOSTO DE RENDA


 

ISENÇÃO

Quem ganha até R$ 2.640,00 vai deixar de pagar IR a partir de maio

Quem recebe até R$ 2.640,00 não vai mais pagar Imposto de Renda a partir de maio de 2023


O valor corresponde a dois salários mínimos, considerando o mínimo de R$ 1.320,00 prometido pelo governo.

A faixa de isenção vai subir de R$ 1.903,98 para R$ 2.112,00.

O governo também criou uma dedução simplificada de R$ 528,00 e, com isso, quem recebe até R$ 2.640,00 ficará isento.

O desconto simplificado é opcional e vai valer mais a pena para os trabalhadores que ganham menos.

Mas o governo ainda precisa publicar uma Medida Provisória oficializando a atualização do teto de isenção.

A nova tabela só valerá para a declaração do Imposto de Renda de 2024.




FAVELA NO MAPA



PARCERIA

Simone Tebet convoca população a responder ao censo

"Abrir a porta de suas casas para o IBGE é abrir as portas para uma vida melhor" 


Foi o que disse no sábado (25/03) a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, em lançamento da Favela no Mapa, ação lançada em parceria entre o Ministério, a Central Única das Favelas (Cufa), o DataFavela e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), que levará aos recenseadores a completarem o Censo Demográfico nas favelas brasileiras.

"A palavra do dia é parceria, para demonstrar a importância que tem as pessoas abrirem a porta de suas casas para o IBGE", destacou a ministra, no evento em Heliópolis, zona sul da capital paulista.

Tebet argumenta que os dados do censo permitem que o Estado saiba as peculiaridades de cada localidade e decida onde investir de forma correta o dinheiro público.

Segundo dados do IBGE, em todo o Brasil o índice de ausência de resposta aos recenseadores é de 6%.

Enquanto isso, no Estado de São Paulo essa taxa é de 11,5%.



METEOROLOGIA



SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

Com 32 mil afetados pelas chuvas, o Acre entra em situação de emergência

O Governo do Acre e a Prefeitura de Rio Branco decretaram situação de emergência em decorrência das chuvas que atingiram a região 


Só na capital, 32 mil pessoas foram afetadas, segundo dados da prefeitura.

Pelo menos duas mil pessoas estão desalojadas e outras 500 em abrigos municipais.

Em pouco mais de 13 horas, choveu mais da metade da média esperada para o mês de março inteiro.

A tempestade começou na quinta-feira dia 23.

A força das águas foi tanta que abriu uma cratera na BR-364, interrompendo o tráfego.

De acordo com o último boletim da Defesa Civil do Estado, o rio acre chegou, no sábado (25/03), a 16,23 metros, ultrapassando a cota de alerta, de 14 metros.

Um plano de contingência foi montado e a cidade começou a receber as primeiras doações para ajudar os atingidos.

São cestas básicas, roupas, colchões e outros insumos.

As aulas da rede estadual foram suspensas e as escolas estão sendo usadas como abrigos para os atingidos.

Ao todo, 24 abrigos foram disponibilizados.



QUALIFICAÇÃO



ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

Gestão de Serra Negra do Norte investe na qualificação dos servidores públicos

A Prefeitura de Serra Negra do Norte, está investindo na qualificação dos seus servidores públicos 


Um grupo de funcionários da administração municipal participou do curso "A nova Lei de Licitações e Contratos: Teoria e Prática", que entrará em vigor no próximo dia 1º de abril deste ano.

O curso, ministrado pelos professores Ronny Charles, Bradson Camelo, André Martins e Fernando Baltar, especialistas em Licitações e contratos administrativos, teve por objetivo capacitar os servidores para aplicar as novas regras e procedimentos previstos na Lei, que traz mudanças significativas para a gestão pública.

O prefeito Sérgio Fernandes, destaca a importância da capacitação para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população.

"A nova Lei de Licitações é uma conquista para o país, pois moderniza e simplifica as contratações públicas, trazendo mais eficiência, transparência e segurança jurídica. Por isso, estamos investindo na capacitação dos nossos servidores para que eles possam se adaptar às novas normas e garantir uma gestão pública mais ágil, ética e responsável", afirma o prefeito.



25 março 2023

MOVIMENTO MUNICIPALISTA



MARCHA

CNM convoca imprensa para entrevista coletiva para apresentar pauta da XXIV Marcha em Defesa dos Municípios

Nesta segunda-feira (27/03) o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, concederá entrevista coletiva à toda imprensa para apresentar balanços e estudos sobre a situação dos municípios brasileiros e que serão entregues aos Três Poderes durante a XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios 


O líder do movimento municipalista receberá jornalistas na sede da CNM, em Brasília, a partir das 11h.

Esta será a maior mobilização municipalista da história, com recorde de participantes inscritos.

Até o momento, mais de dez mil gestores municipais já se inscreveram.

O evento acontecerá entre os dias 27 e 30 de março, no Centro de Internacional de Convenções do Brasil (CICB).

Além de receber representantes do Executivo e do Congresso Nacional para ouvir as demandas dos municípios, o evento promoverá capacitações aos gestores municipais.

A 24ª edição, que terá como tema "Pacto Federativo: um olhar para o futuro", promoverá ainda um amplo debate sobre a Reforma Tributária e painéis com ministros do governo federal.



INDULTO



JULGAMENTO DA LEGALIDADE

Supremo marca para abril julgamento de indulto a Daniel Silveira

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, marcou para 13 de abril o julgamento sobre legalidade do indulto concedido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro a Daniel Silveira 


A ministra é relatora de ações protocoladas por partidos políticos que contestaram a medida.

Em maio do ano passado, Bolsonaro baixou um decreto que concedeu graça constitucional à pena do ex-deputado federal Daniel Silveira (PTB/RJ), apoiador do então presidente e integrante da sua base na Câmara.

O decreto foi editado em 21 de abril, um dia após o parlamentar ter sido condenado pelo Supremo a oito anos e nove meses de prisão pelos crimes de tentativa de impedir o livre exercício dos Poderes e coação no curso do processo.

Atualmente, ele está preso por descumprir regras da detenção domiciliar.

A ordem de prisão foi dada pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, após o ex-deputado danificar a tornozeleira eletrônica que é obrigado a usar, e fazer novos ataques contra o Supremo e o sistema eleitoral brasileiro em vídeos divulgados na internet e em discurso na Câmara dos Deputados.