PORQUE NEM TUDO ESTÁ EXPLÍCITO
É nas entrelinhas onde tudo acontece, e a verdade é sempre dita
EDITORIAL: A violência contra a mulher: Como é possível resolver esse problema de ordem social? A resposta pode está na educação. Estudos demonstram que a sociedade reconhece o predomínio da ideologia machista entre nós. Assim, as campanhas de conscientização surtem efeito. No entanto, séculos de cultura patriarcal e sexista não cedem facilmente a poucos anos de investimento em educação, seja nas instituições de ensino, no governo ou na mídia. É necessário persistir e adotar linguagem atual, recursos audiovisuais e até aplicativos para celular. Sobretudo, a conclusão dos especialistas é que a educação é a ferramenta mais eficaz contra o crime sexual em todos os âmbitos. Para tanto, os pais devem educar os filhos para que sejam homens corretos e respeitosos, e precisam ensinar as meninas a conhecer os próprios direitos e a lutar por eles, a fim de que esse crime seja gradativamente reduzido. E fá falado!

DESINFORMAÇÃO: A ministra da Saúde, Nísia Trindade, desmentiu conteúdos de desinformação sobre as vacinas Astrazeneca e Janssen contra a Covid-19. Notícias falsas afirmam que os imunizantes foram banidos no Brasil e condenam as vacinas. Ela classifica esse episódio como fake news. Na verdade, não há nenhuma recomendação de não uso desses imunizantes. Ao contrário, são vacinas eficazes.ENVOLVIDOS: O Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar na próxima semana denúncias contra mais 200 envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro deste ano. O julgamento virtual será iniciado na terça-feira (25/04), sendo finalizado no dia 2 de maio. Na modalidade virtual, os ministros depositam os votos de forma eletrônica e não há deliberação presencial.
PRESOS: Conforme levantamento do STF, das 1,4 mil pessoas presas no dia dos ataques, 294 (86 mulheres e 208 homens) permanecem no Sistema Penitenciário do Distrito Federal. Os demais foram soltos por não representarem mais riscos à sociedade e às investigações.
OCUPAÇÃO: Um terreno pertencente à Arquidiocese de Natal, localizado no bairro Bom Pastor, zona oeste da capital potiguar, amanheceu ocupado nesta sexta-feira (21/04) por famílias do Movimento de Luta por Moradia Popular (MLMP).
PROPRIETÁRIO: O local, era a antiga residência do padre Thiago Theisen, que morreu aos 90 anos, em outubro de 2021. Desde então, ela é administrada pela Arquidiocese de Natal, que é proprietária do terreno.
PESQUISA: Uma pesquisa realizada com 2 mil mães brasileiras chegou a um percentual de 76% que consideram a escola como o lugar ideal para a vacinação infantil. O estudo foi realizado pela farmacêutica Pfizer e pelo Instituto Locomotiva, e divulgado pouco antes da Semana Mundial de Imunização, que acontece entre 24 e 30 de abril. As respostas indicam que as mães gostariam de ser ajudadas pela escola a manter o calendário vacinal em dia.
EM QUEDA: A vacinação escolar é uma estratégia defendida por especialistas em imunização como um instrumento para elevar as coberturas vacinais, que estão em queda no Brasil desde 2015.
FRASE: "O falso jornalismo sempre irá existir, enquanto for alimentado para medíocres consumidores da mentira"