PROPOSTAS APRESENTADAS
A 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente encerra com 27 delegados eleitos no RN
A 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente foi concluída na noite desta quarta-feira (26/03), na sede do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), em Natal
O evento marcou a consolidação das propostas apresentadas pelos territórios potiguares, que agora serão sistematizadas pela equipe organizadora para defesa no âmbito estadual.Como resultado dessa etapa, foram eleitos 27 delegados que representarão o Rio Grande do Norte na Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), marcada para maio, em Brasília.
Ao longo de dois dias, a CEMA 2025 reuniu estudantes, especialistas em meio ambiente, representantes de ONGs e comunidades tradicionais, consolidando-se como um espaço de diálogo e construção coletiva.
A Conferência foi retomada após um intervalo de 12 anos desde sua última edição, evidenciando o interesse crescente da sociedade na temática ambiental.
A programação do segundo dia iniciou no auditório da Escola de Saúde Pública do RN com uma mística dos povos indígenas e comunidades quilombolas e tradicionais do RN.
Outra atração foi uma apresentação do Grupo Toré Poraseia.
Em seguida, os participantes foram divididos em grupos temáticos para aprofundar o debate sobre as propostas para o Estado.
No momento de priorização, foram eleitas as 20 proposições mais relevantes, sendo quatro para cada eixo nas temáticas de Mitigação; Adaptação e Preparação para Desastres; Justiça Climática; Transformação Ecológicas; Governança e Educação Ambiental.
No período da tarde, já no auditório José Gilson Vilaça, na sede do Idema, as propostas foram apresentadas e discutidas, culminando na eleição dos delegados para a CNMA.
A seleção foi feita por segmentos, assegurando representatividade entre sociedade civil, setores público e privado.
Ao final, 27 delegados foram oficialmente homologados para a etapa nacional.
Nos próximos dias, a comissão estadual se reunirá para avaliar os resultados da Conferência e traçar estratégias para a participação na CNMA, que ocorrerá de 6 a 9 de maio, em Brasília.
No total, 349 pessoas se inscreveram para participar da Conferência Estadual do Meio Ambiente, sendo 104 delas, inscritas para serem delegadas.
Ao final, o Rio Grande do Norte elegeu 27 pessoas, com 15 representações da sociedade civil, seis do setor privado e outras seis do setor público.